terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Geografia em quadrinhos: Joe Sacco e os palestinos

Prof. Dr. Márcio José Mendonça

Histórias em quadrinhos, por meio de sua estrutura narrativa combinada, baseada na linguagem visual e textual, oferecem, de modo inequívoco, representações e formas de percepção espacial que abordam uma série de temáticas associadas à cidade e ao aspecto urbano, a assuntos geopolíticos e ao horror/terror que despertam a possibilidade de análise geográfica do espaço cotidiano nos quadrinhos, sobretudo, a nosso ver, de enfoques factuais e expressão “realista”. Tratando-se de conflitos, o cotidiano da guerra e sua espacialidade são assuntos que os quadrinhos contemplam e que devem ser vistos como fecundos para a análise geográfica. Joe Sacco, por exemplo, foi inovador em seu enfoque ao realizar reportagens em quadrinhos, que contam com levantamento bibliográfico e fotográfico, recriando a história de seus entrevistados e as cenas que observou em campo, em cenários geográficos que representam o dia a dia dos palestinos.

Os quadrinhos de Joe Sacco oferecem representações espaciais de cenários complexos, ao recriar a espacialidade que objetiva ilustrar o cotidiano de populações em ambientes de guerra, isto é, o espaço vivido num contexto de guerra. Assim, sua abordagem, oferece visibilidade a indivíduos e a seu espaço de uma forma que, embora não verossímil a imagem real em sentido estrito, por se tratar de uma forma representacional, concebe uma interpretação visual e textual através da narrativa a partir do cotidiano dos personagens. Considerando essa possibilidade, sua obra consiste em uma profunda percepção espacial como fonte representacional do espaço vivido por personagens em situações de guerra. Embora não sejam fidedignas ao real, as cenas de terror e violência da guerra vivida pelos personagens veiculam, por conseguinte, uma percepção do ambiente, dos objetos e das relações de poder, portanto, de seus significados, servindo, assim, como fonte e meio de análise e interpretação do lugar e do espaço vivido por pessoas em ambiente de conflito. Dessa maneira, Joe Sacco retrata em suas obras, o cotidiano da opressão israelense nos territórios palestinos sob ocupação, portanto, da vida ordinária, em campos de refugiados, da miséria e da fome, das prisões e da mais brutal exclusão. 



Sobre o uso de quadrinhos em enfoques geográficos e estudo das obras de Joe Sacco, leia: 

MENDONÇA, M. J.; REIS, L. C. T. Percepção do Espaço Geográfico nos Quadrinhos. Nona Arte: Revista Brasileira de Pesquisas em Histórias em Quadrinhos, v. 5, p. 55-65, 2016.

MENDONÇA, M. J.; REIS, L. C. T. Histórias em Quadrinhos: um campo recente da pesquisa em geografia sobre conflitos. GEO UERJ (2007), v. 0, p. 98-119, 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tensões na geopolítica da Eurocopa 2024

 Prof. Dr. Márcio José Mendonça A maior competição de futebol da Europa iniciou no último dia 14 de junho. Com sede na Alemanha e com 24 equ...