Prof. Dr. Márcio José Mendonça
Histórias em quadrinhos, por meio de sua
estrutura narrativa combinada, baseada na linguagem visual e textual, oferecem,
de modo inequívoco, representações e formas de percepção espacial que abordam
uma série de temáticas associadas à cidade e ao aspecto urbano, a assuntos
geopolíticos e ao horror/terror que despertam a possibilidade de análise
geográfica do espaço cotidiano nos quadrinhos, sobretudo, a nosso ver, de
enfoques factuais e expressão “realista”. Tratando-se de conflitos, o cotidiano
da guerra e sua espacialidade são assuntos que os quadrinhos contemplam e que
devem ser vistos como fecundos para a análise geográfica. Joe Sacco, por
exemplo, foi inovador em seu enfoque ao realizar reportagens em quadrinhos, que
contam com levantamento bibliográfico e fotográfico, recriando a história de
seus entrevistados e as cenas que observou em campo, em cenários geográficos
que representam o dia a dia dos palestinos.
Os quadrinhos de Joe Sacco oferecem representações
espaciais de cenários complexos, ao recriar a espacialidade que objetiva
ilustrar o cotidiano de populações em ambientes de guerra, isto é, o espaço
vivido num contexto de guerra. Assim, sua abordagem, oferece visibilidade a
indivíduos e a seu espaço de uma forma que, embora não verossímil a imagem real
em sentido estrito, por se tratar de uma forma representacional, concebe uma
interpretação visual e textual através da narrativa a partir do cotidiano dos
personagens. Considerando essa possibilidade, sua obra consiste em uma profunda percepção
espacial como fonte representacional do espaço vivido por personagens em
situações de guerra. Embora não sejam fidedignas ao real, as cenas de terror e violência da
guerra vivida pelos personagens veiculam, por conseguinte, uma percepção do
ambiente, dos objetos e das relações de poder, portanto, de seus significados, servindo,
assim, como fonte e meio de análise e interpretação do lugar e do espaço vivido
por pessoas em ambiente de conflito. Dessa maneira, Joe Sacco retrata em suas
obras, o cotidiano da opressão israelense nos territórios palestinos sob
ocupação, portanto, da vida ordinária, em campos de refugiados, da miséria e da
fome, das prisões e da mais brutal exclusão.
Sobre o uso de quadrinhos em enfoques geográficos e estudo das obras de Joe Sacco, leia:
MENDONÇA, M. J.; REIS, L. C. T. Percepção do Espaço Geográfico nos Quadrinhos. Nona Arte: Revista Brasileira de Pesquisas em Histórias em Quadrinhos, v. 5, p. 55-65, 2016.
MENDONÇA, M. J.; REIS, L. C. T.
Histórias em Quadrinhos: um campo recente da pesquisa em geografia sobre
conflitos. GEO UERJ (2007), v. 0, p.
98-119, 2015.
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